Galwan conquista o Campeonato Operário da Construção 2025
Galwan vence por 4 a 3 e conquista o Campeonato Operário da Construção, com Anderson como artilheiro e Cosminho como goleiro menos vazado
Publicado em 29 de abril de 2025
A Galwan conquistou o título do Campeonato Operário da Construção 2025 em uma final eletrizante realizada no sábado (26/4), no Campo do Ipiranga, em Carapina Grande, Serra. O time da construtora de Vila Velha venceu a Plamont por 4 a 3 e levantou a taça em uma partida marcada por duas viradas, cartões amarelos e vermelhos para ambas as equipes e muita vibração da torcida.
Além da vitória emocionante, a Galwan dominou as premiações individuais: Anderson Souza Silva levou o troféu de artilheiro, enquanto Cosminho foi eleito o goleiro menos vazado. Anderson, de 25 anos, trabalha como ajudante de pedreiro no Jazz Residence e balançou as redes 12 vezes em seis partidas. Na decisão, ele marcou duas vezes, incluindo o gol de empate que abriu caminho para a virada decisiva.
Anderson já atuou no futebol profissional em Cachoeiro de Itapemirim. “Ele trabalhou na Galwan antes de tentar o futebol profissional. Como o salário como jogador não era bom, acabou voltando para a Galwan”, contou Adilson Silva, técnico do time, que é prancheiro, também no Jazz Residence, onde trabalham oito dos 11 jogadores.
Durante a campanha, o time da Galwan contou ainda com operários-atletas do residencial Jardins de Verona. “Foi muita emoção. O time é todo bom. A gente joga o ano inteiro, todo final de semana. Foi fácil escolher as pessoas e montar o time”, explicou Adilson.
Adilson agradeceu o apoio da Galwan. “Foi muito importante, a comemoração foi muito boa, torcida animada, o drone ficou lá o tempo todo. Estou doido para ver as imagens”, disse.
Virley Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintraconst), que organiza o campeonato, disse que a Galwan era favorita. “Em todos os jogos, a Galwan fez muitos gols. O time é entrosado, era comum ganhar de goleada”, lembrou.
Retomada do torneio após nove anos
O Campeonato Operário da Construção, retomado em 2025 após uma pausa desde 2016, reuniu 24 equipes formadas por trabalhadores da construção civil, construção pesada e montagem industrial. Esta foi a terceira conquista da Galwan em mais de 50 anos de história do torneio, consolidando-a entre as maiores campeãs do evento.
A competição começou em 22 de fevereiro com quatro rodadas realizadas aos sábados. “Planejamos retomar o campeonato no fim do ano passado e esperamos um torneio ainda maior em 2026”, projeta Virley, lembrando que, até 2016, a final chegava a atrair 15 mil pessoas no Sesc de Araçás.
Presidente da construtora parabeniza time
O presidente da Galwan Construtora e Incorporadora, José Luís Galvêas, parabenizou o time. “Quero agradecer e parabenizar todos os nossos trabalhadores que, por conta própria, levaram a Galwan ao título. Fiquei muito feliz pela garra e pelo entusiasmo demonstrado por jogadores e torcida”, disse.
Galvêas prometeu apoio ao esporte. “Vamos apoiar o time e incentivar o esporte”, disse. Segundo ele, a solidariedade e a união dos trabalhadores atendem os objetivos da empresa. “Queremos proporcionar a todos um ambiente de trabalho com solidariedade e amizade, valorizando as pessoas que fazem a Galwan e seus talentos”.
Conheça os jogadores do time campeão
1- Cosmiro Souza Queiroz (goleiro menos vazado do campeonato)
2- Alessandro Santos de Jesus (Leo)
3- Izaías Conceição Cerqueira
5- Antony Marcelo Costa dos Santos
6- Ivan Xavier Barbosa
7- Emerson dos Santos Conceição
8- Lucas Romão da Silva
9- Geovanny de Jesus da Guarda
10- Anderson Santos Silva (artilheiro do campeonato)
11- Robson Amparo Machado
12- Washington Correia dos Santos
13- Joedson Silva Santos
14- Alisson José Alves dos Santos
15- Tiago Souza da Hora
16- Samuel Vicente
18- Antônio Marcos Pereira (Marcão)
19- Daniel Bispo da Silva Viana
20- Kinhones de Jesus da Guarda