Qualidade Galwan: garantia pós-obra e NBR 17170
Galwan prioriza a qualidade também no pós-obra, indo algumas vezes além do que prevê a NBR 17170, norma de garantia na construção civil
Publicado em 6 de maio de 2025
Para a Galwan, a entrega de um empreendimento não marca o fim do trabalho, mas sim o início de uma relação duradoura com seus clientes. A construtora, que preza pela qualidade em todas as etapas, mantém um dedicado Departamento de Assistência Técnica, ou “pós-obra”, para ouvir e solucionar as demandas dos moradores. Algumas vezes, indo além do que estabelece a NBR 17170/2022.
A NBR 17170/2022, intitulada “Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes”, é a norma brasileira que padroniza os prazos de garantia para diversos tipos de edificações, assegurando a qualidade e a durabilidade das construções. Em essência, ela define as condições e os prazos mínimos de garantia que construtoras e incorporadoras devem oferecer.
No coração do pós-obra da Galwan está Igor Vila Flor da Silva, engenheiro civil com 23 anos de empresa e responsável pelo setor há 15 anos. Sua missão, como ele mesmo descreve, é “ouvir o cliente e solucionar suas demandas”.
Essa filosofia reflete a cultura da empresa, onde, segundo o presidente, os empreendimentos são tratados como “filhos”. Como tal, eles merecem acompanhamento e cuidado contínuos, mesmo após a entrega. “Acompanhamos os prédios com carinho, às vezes indo além do que determina a NBR 17170”, afirma Igor, evidenciando o comprometimento da Galwan com a satisfação de seus clientes.
Alto padrão se estende ao relacionamento
A experiência de morar em um imóvel de alto padrão construído pela Galwan envolve a segurança de saber que existe um compromisso contínuo com a qualidade e uma equipe atenta às necessidades dos moradores.
“Os condôminos recebem o Manual do Proprietário, e o síndico, o Manual do Síndico. Esses manuais trazem direitos e deveres (manutenção correta) dos moradores e do síndico, além de prazos de garantia, de acordo com a NBR 17170/2022”, explica o engenheiro Igor.
O feedback dos moradores e as experiências no pós-obra se tornam aprendizados valiosos para os futuros lançamentos. Dessa forma, permite corrigir falhas, otimizar a manutenção, além de buscar permanentemente que a qualidade desejada se concretize no dia a dia dos moradores.
“Temos oito pessoas no nosso departamento. Depois da entrega, fazemos um trabalho mais próximo ao síndico. Todos os condomínios contratam peritos para fazer laudo. Quando necessário, contratamos um perito externo para avaliar o laudo e termos a opinião de uma terceira pessoa”, explica o engenheiro.
Isso acontece por que nem todas as reclamações procedem. Mas o responsável pelo Departamento de Assistência Técnica se orgulha de conseguir conduzir bem as demandas, fazendo acordos e conseguindo um índice de satisfação de 85%. “Somos muito transparentes. Sempre tentamos resolver tudo de forma amigável”, afirma.
NBR 17170 impulsiona cultura de melhoria contínua
A aplicação da norma pela Galwan impulsiona uma cultura de melhoria contínua. O presidente da empresa, José Luís Galvêas, lembra que o importante é buscar sempre fazer o melhor.
“Na construção civil é difícil garantir. O importante é não se isentar, arranjar desculpas. Mas sim buscar incessantemente resolver, mesmo que o diagnóstico seja difícil”, afirma o presidente e fundador da empresa.
O responsável pelo Departamento de Assistência Técnica, Igor Vila Flor, gosta da liberdade que a Galwan dá para ele avaliar as demandas. “Não estamos aqui para negar, mas para fazer o que é justo. Já detectei um problema decorrente de uma falha de execução e achei justo ajudar o condomínio, mesmo não estando mais na garantia e a lei nos resguardando da responsabilidade”, lembrou.
A equipe da Assistência Técnica costuma visitar as obras e, quando detecta algum sintoma, contrata um especialista e faz diagnóstico externo. “Tiramos amostras e mandamos para o laboratório”, afirma Igor.
Segundo Igor, o rigor da empresa no cumprimento das normas durante as obras tem diminuído muito as solicitações pós-obras. E cita como exemplo empreendimentos entregues recentemente, como Professor Pignaton e Mar do Caribe, com índices muito baixo de demandas.
Rigor no cumprimento das normas
Sancler Viana, diretor de Obras da Galwan, reforça o rigor da empresa no cumprimento das normas: “A Galwan segue com rigor as orientações e determinações das NBR quanto aos testes e ensaios preconizados. A aquisição de materiais segue uma seleção e classificação de fornecedores que tenham condições de atender com qualidade e dar garantia de vida útil aos seus produtos”.
A empresa investe em mão de obra qualificada e em treinamento constante para seus colaboradores, garantindo assim a excelência na execução e minimizando problemas futuros.
“Toda mão de obra que é integrada ao canteiro recebe treinamento em saúde e segurança do trabalho e nas instruções de serviço que são marcas da nossa padronização. Os funcionários são acompanhados diariamente por nossa equipe administrativa. Dessa forma, todo serviço é rastreado em sua produtividade e qualidade, gerando confiança no resultado final”, detalha Sancler.
Ele também destaca que o investimento em qualidade e supervisão reduz os custos da assistência técnica pós-entrega, que é custeada pela Galwan.
NBR 17170: mais clareza e segurança para o setor
A NBR 17170/2022 tem como objetivo principal trazer mais clareza, segurança jurídica e uniformidade ao mercado da construção civil no que se refere às garantias. Essa padronização beneficia tanto os clientes quanto os fornecedores de serviços e produtos.
No Espírito Santo, a Galwan não é um caso isolado no cumprimento das normas. As empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES) são comprometidas com as normas e práticas de legalidade e segurança.
“Fui diretor do Sinduscon-ES durante 9 anos e tenho convicção do comprometimento de todas as associadas”, afirma Galvêas.
Entenda os principais aspectos da NBR 17170/2022:
1 -Definição de prazos de garantia: a norma detalha os prazos para diversos sistemas, componentes e equipamentos, complementando os prazos legais.
2 – Diretrizes para as condições de garantia: orienta sobre a apresentação das garantias, incluindo manuais de uso e manutenção.
3 – Responsabilidades dos agentes: clarifica o papel de incorporadores, construtores e outros prestadores de serviço.
4 – Garantias em reparos: define as condições de garantia para serviços de reparo.
5 – Perda da garantia: aponta situações que podem invalidar a garantia, como mau uso e falta de manutenção.
6 – Abrangência: aplica-se a todos os tipos de edificações, ampliando o escopo da NBR 15575.
Norma não é lei
A ABNT NBR 17170, Norma de Garantias de Edificações, não tem força de lei, e sim de orientação técnica. Ou seja, embora recomendada para uso, não é obrigatória em todas as situações. A norma estabelece diretrizes para as condições e prazos de garantias, mas não tem o poder de impor penalidades ou obrigações legais.
Acesse a página da NBR 17170 na ABNT: https://normadedesempenho.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ABNT_NBR_17170_2022-Garantias.pdf
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