Galwan ajuda jovens a construir um novo futuro
Conheça o programa de aprendizagem em construção civil que oferece uma nova chance a jovens que cumprem medidas socioeducativas no Iases
Publicado em 5 de setembro de 2025
A Galwan Construtora acredita que a construção de um futuro melhor passa pela responsabilidade social das empresas. Por isso, segue fazendo a sua parte, remunerando 8 jovens da nova turma do Programa de Aprendizagem Industrial em Construção Civil, realizado pelo Senai dentro do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Ao todo, 15 jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) iniciaram o curso, todos com carteira assinada e benefícios trabalhistas. O programa, batizado de “Projeto Além da Medida”, proporciona aos aprendizes uma chance real de inserção no mercado de trabalho.
Os outros 7 jovens do grupo foram contratados pelas empresas Pelicano e VLI, reforçando o compromisso coletivo do setor privado. O programa tem duração de 18 meses e oferece uma formação completa, tanto teórica quanto prática, simulando uma obra dentro da instituição.
Segundo Lucineia Cabral, responsável pelo setor de Recursos Humanos da Galwan, os jovens têm carteira assinada para estudar. “A gente assina a carteira e paga meio salário mínimo para que esses jovens tenham a chance de estudar e se qualificar para iniciar sua jornada profissional. Eles também recebem todos os direitos trabalhistas, como férias e 13º. É o primeiro contato com a construção civil”, explica.
O Projeto Além da Medida resulta de uma rede formada pelo Governo do Estado, por meio do Iases, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), além da Defensoria Pública Estadual, Superintendência Regional do Trabalho, Senai e empresas parceiras, como a Galwan Construtora.
Uma nova chance, uma nova história
A aula inaugural, realizada na Unimetro, foi marcada por um sentimento de esperança. A solenidade, que contou com a participação de familiares e autoridades, teve um protagonismo especial dos próprios jovens, que atuaram como mestre de cerimônia, fotógrafo e apoio ao evento.

A diretora Socioeducativa do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, destacou o valor da oportunidade e o compromisso necessário. “Esse projeto representa acesso ao trabalho e à dignidade. São mil horas de dedicação, e as empresas esperam compromisso, respeito e envolvimento de vocês. Espero que cada um se dedique e que suas famílias sintam orgulho”, reforçou.
Mais do que uma formação, a contratação formal dos jovens simboliza o sucesso da socioeducação quando combinada com a responsabilidade social de empresas parceiras. A iniciativa se consolida como uma das principais do Iases, mostrando que a ressocialização vai além da medida e é capaz de abrir caminhos e transformar histórias.
Setor é um dos que mais emprega no Brasil
A construção civil tem importância crucial na geração de empregos. Além de ser um dos setores que mais emprega no Brasil, impulsiona uma vasta cadeia de suprimentos e diversos outros setores econômicos.
O setor atua não apenas na construção de casas, prédios e projetos urbanos. Atua também na infraestrutura do país, construindo estradas, pontes, escolas, hospitais, além de indústrias, portos etc, criando oportunidades para uma ampla gama de profissionais, desde operários a engenheiros.
O investimento na construção civil gera um impacto positivo direto na economia: promove o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e ainda reduz o desemprego. Hoje, na Galwan Construtora, há vagas de emprego, com salários e benefícios atrativos.
Deixe um comentário